Café Jequitinhonha | Nossa História
 

Nossa historia

Fundada em 1998, a Industria de Café Jequitinhonha iniciou suas atividades com uma pequena fábrica no fundo do quintal de casa do seu criador, Luiz Carlos Moreira Barbosa, e sua esposa, Jucondina Barbosa. Sem funcionários, o primeiro torrador foi comprado de segunda mão. Desde o início, o grau de pureza e o sabor diferenciado do seu produto chamou a atenção dos seus primeiros clientes.
0 negócio foi crescendo e, em 2000, a marca já era comercializada em três cidades diferentes, com produção de 600 quilos de café ao mês. Em 2005, a chegada de mais tecnologia permitiu o empacotamento automatizado, o que facilitou sua expansão para mais cidades do estado mineiro. Nesta época, a produção alcançava 30 toneladas.

Em 2010, a linha de produção foi mais uma vez ampliada e a fábrica atingiu o patamar de 300 kg de café por hora. Então a antiga unidade fabril passou a ficar pequena. Era chegada a hora de expandir.

A construção da nova sede iniciou em 2019. Foram dois anos de planejamento e execução. O CEO, Luiz Carlos Moreira, viajou para várias cidades brasileiras para conhecer outras unidades fabris. Conversou com empresários, investigou sobre tecnologia e produtividade.

Para esta nova unidade fabril, a indústria de Café Jequitinhonha adquiriu o maquinário completo, um dos mais modernos da indústria brasileira e da região do Vale do Jequitinhonha – demandou a mudança para um endereço maior, com mais de 10 mil metros quadrados. O novo equipamento, totalmente tecnológico, permite a seleção, torra e o empacotamento de um café puro, com padrão de excelência certificado com Selo de Pureza e Qualidade da Associação Brasileiro da Indústria de Café (ABIC), para os cafés tradicionais. O ciclo produtivo do café é 100% automatizado, da limpeza dos grãos, passando pela separação e torra do café, até chegar ao envase do produto. Todos os silos que compõem o processo produtivo do café são feitos de aço inox, com maior durabilidade e resistência em comparação ao aço carbono, utilizado na maioria das indústrias.
“Nós buscamos uma tecnologia que agregasse volume e agilidade na produção, mas que, sobretudo, mantivesse o mais alto grau de pureza dos cafés Jequitinhonha, preservando o sabor artesanal que nos trouxe até aqui”, explica.

Uma indústria moderna, limpa e sustentável. O combustível para a operação da indústria é a lenha de reflorestamento (eucalipto), que gera o mínimo de resíduo na combustão, sem toxinas, e propicia um processo de torra mais controlado e eficiente, preservando as características e sabores do grão de café, sem agredir o meio ambiente.
Muitos capítulos dessa historia ainda estão por vir. Assista o vídeo abaixo e saiba mais!

MISSÃO

Surpreender nossos clientes com produtos elaborados no mais alto nível de segurança alimentar, utilizando-se de serviços com excelência e inovação contínua.

Transformando momentos simples em especiais.

VISÃO

Fazer a diferença na vida das pessoas, sendo referência no setor de alimentos, gerando valor, com responsabilidade socioambiental.

VALORES

Respeito: Entender as necessidades dos envolvidos, desenvolvendo um diálogo aberto, trazendo a premissa de transparência nas negociações realizadas.

Integridade: Entender, por completo, as relações e proporcionar o crescimento comum.

Excelência: Responsabilidade e dedicação com que assumimos nossos objetivos, perseguindo a melhoria contínua.

Eficiência: Desenvolver todo e qualquer processo objetivando a máxima nos resultados.

Valorização Social: Respeito, admiração, igualdade e inclusão. Contribuir para a evolução de cada ser humano, acreditando na sua pluralidade, ampliando suas possibilidades de crescimento e minimizando suas limitações.

Paixão: A paixão pelo que fazemos nos faz ser diferentes. A entrega com amor faz parte do nosso DNA.