Ou seja, são as linhas de produtos oferecidas sob a própria marca do varejista, geralmente um supermercado, atacado, hipermercados, lojas de departamento e dentre outros.
Um produto de marca propria traz muitos beneficios para os varejista e os consumidores.
Exclusividade: com produtos de alta qualidade e com um preço atrativo, as vendas vão se tornando naturais e os seus clientes vão sendo fidelizados.
Maior competitividade: um estudo da Nielsen feito em 2017 aponta que os preços podem ser até 13% mais competitivos em pelo menos 85% das categorias.
Acessibilidade: permite acesso a novos produtos aos consumidores.
No Brasil, a participação de mercado das marcas próprias é em torno de 4,5 a 7%, segundo os dados da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (ABMAPRO). Nos Estados Unidos e França, o alcance é de 20% e, na Inglaterra, 42% de tudo que é vendido. O CEO da Jequitinhonha, Luiz Carlos Moreira Barbosa, afirma que o Brasil possui um potencial enorme de crescimento, mas que são poucas as indústrias preparadas para este mercado. “Em quatro ou cinco anos, a expectativa é que chegue a 10% no Brasil. É um caminho sem volta, porque o consumidor se acostuma com preços mais acessíveis e qualidade. O investimento que fizemos garante mais segurança alimentar e processos ainda mais limpos e sustentáveis”, avalia.
O otimismo do CEO tem um motivo. Supermercadistas e outros segmentos do varejo querem sempre associar suas marcas a um bom produto e, neste aspecto, a Jequitinhonha tem grandes vantagens no mercado: Uma história de 25 anos e a grande aprovação dos clientes onde a marca já atua. O café de Capelinha é considerado pelos especialistas um produto de alta qualidade por suas especificidades de topografia, com altitude acima de 800m e clima “terroir”, características singulares, favoráveis à produção de cafés de alto padrão. “Nosso café tem história, tem sabor e qualidade. Tudo que as marcas precisam para vender bem na gôndola”, avalia.
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