Café Jequitinhonha | A importância da logística na cadeia do varejo
 

A importância da logística na cadeia do varejo

O papel da logística no varejo é garantir que não faltem produtos, mas sem acumular um alto nível de estoque, pois este, gera custo para a empresa. Ou seja, é necessário que haja um acompanhamento continuo do fluxo de vendas para que se tenha mercadoria para reposição, não havendo alto estoque e nem perca em vendas.

Assim como diversos setores, a logística sofre com as adversidades do cenário politico e econômico nacional e internacional. Um exemplo foi o que vivemos do final do ano de 2019 a 2021 com a pandemia da COVID-19, diversas empresas foram obrigadas a adotar medidas para sobressair no mercado com eficiência, atendendo e satisfazendo o varejo e o consumir final.

*O isolamento social acentuou algumas tendências de logística durante a pandemia*.

Assim como em todos os setores da economia, os impactos da pandemia foram fortemente sentidos pelo segmento logístico. Nesse sentido, o isolamento social antecipou algumas tendências no setor de logística na pandemia. A necessidade de manter as operações em funcionamento, mesmo que de forma remota, envolveu mudanças comportamentais e agilidade para adaptação à nova realidade.

A preocupação com o cumprimento de prazos, que sempre foi uma das características da logística, ganhou dimensões ainda maiores com a pandemia. Outro desafio foi administrar o aumento de novos consumidores online, o que exigiu reformulação dos processos logísticos de forma geral.

As empresas com maior integração entre fornecedores, produtos e clientes conseguiram apresentar melhores respostas às dificuldades impostas pela pandemia. Isso porque a visão consolidada do processo favorece a comunicação e torna mais fácil identificar falhas. Dessa maneira, é possível tomar ações corretivas com mais velocidade.

Entender como o processo de entregas pode influenciar na recompra é fundamental para garantir uma boa experiência para o cliente. O consumidor deve se sentir satisfeito em todas as fases da sua compra, no entanto, a entrega pode ser decisiva para que ele volte a fazer um novo pedido com a empresa.

Isso quer dizer que se a sua empresa desenvolve um processo de logística de excelência, isso terá um impacto positivo em seus negócios, de forma natural. Desde a confirmação do pedido, até o momento em que a mercadoria sai para ser entregue, todas essas etapas devem ser bem planejadas e executadas com sucesso.

Anderson Moreira de Abreu
Supervisor de Logística na Jequitinhonha Alimentos